Voltei a Malhar!

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Fala, Galera!!!

Tudo Tranquilo? Espero que sim.

Bom, hoje voltei para a minha rotina de exercícios. Peguei bem levinho, bem levinho mesmo, pra amanhã não estar completamente dolorido e com os braços de Tiranossauro Rex. Pra quem não sabe o que é ter braços de Tiranossauro Rex, é basicamente a maravilhosa sensação de não conseguir esticar os braços no dia seguinte ou dois dias depois de ter malhado bíceps.

Falando sério agora. É de extrema importância começar a musculação pegando  pouquíssimo peso. É importante que não se faça muito esforço por uma semana e meia ou duas após o início das atividades. Isso vai lhe ajudar muito a não ficar extremamente dolorido(a) e ter que parar para se recuperar. No meu caso, estou há mais ou menos 2 meses longe da academia, mas ainda assim tive que me conter na vontade de malhar de acordo com o que eu aguento, mesmo ainda sendo pouco. Ou seja, deu pra ver que fiz uma leve fisioterapia. Rsrs

O grande truque é malhar bem leve e ver em dois dias, mais ou menos, se você vai estar muito ou pouco dolorido(a) e então aumentar a carga nesse esquema até não ficar mais com dores e desconfortos. Quando chegar nesse ponto, aí sim você pode começar a tentar superar seus limites em busca da famigerada hipertrofia muscular.

Eu comecei malhando costas, bíceps e antebraços. Fiz 3 exercícios de costas, 3 séries cada, com 12 repetições; 3 exercícios de bíceps, 2 séries de cada, com 12 repetições e muito pouco peso; e 1 exercício de antebraço, com 3 séries, 12 repetições cada. Vale dizer que um dos exercícios que fiz para bíceps foi no cross invertido com barra reta(se não faz idéia de qual seja, fale com o seu professor), que trabalha muito antebraço e já me ajudou muito com uma antiga lesão.

Após os exercícios de musculação, que levaram cerca de 30 minutos para serem finalizados, parti para o cardio. Fiz 20 minutos de transport. Este é o exercício aeróbico ideal para quem está começando, porque não produz muito impacto no joelho e evita lesões. Como estou muito pesado e sem a musculatura devidamente desenvolvida na perna, não parti logo para a esteira que, de um modo geral, consegue queimar mais calorias do que o transport.

Uma dica importante para prevenir lesões é: faça sempre aquecimento antes, e alongue ao fim dos exercícios. Eu alongo antes também, mas há quem diga que não possui efeito prático alongar antes dos exercícios. Vejam que existe diferença entre aquecer e alongar: alongamento acho que todos sabem o que é; já o aquecimento é, por exemplo, o primeiro exercício que você faz para um determinado grupamento muscular, com uma carga muito baixa (de 20 a 50% da carga do exercício) e muita repetição (de 15 a 20 está bom), antes de começar as suas séries. Sendo assim, vai malhar costas? No primeiro exercício que for fazer, bote uma carga muito baixa e faça de 15 a 20 repetições. Depois malhe normalmente. Isso serve tanto pra quem está começando, quanto para o Mr. Olympia. O aquecimento não conta como série, ok? 

Geralmente, e foi assim que eu comecei hoje, eu malho fazendo séries A, B e C, ou seja em um dia eu malho a série A, no seguinte B e no seguinte C. Costumo organizar da seguinte forma: A) Costas, Bíceps e Antebraços; B) Peito e Tríceps; e C) Ombros e Pernas. Malho, ou tento, 6 dias na semana com aeróbicos todos os dias e abdominal dia sim/dia não. Quando não posso ir algum dia, a regra é compensar fazendo a série do dia faltoso no dia anterior ou no dia seguinte. O importante é manter a regularidade. Mais pra frente, quando for exposta a grande importância da musculação para o emagrecimento todos entenderão o porquê.

Falarei mais sobre exercícios e musculação em novos posts.

Bom, é isso, por enquanto.

Até a próxima!

Bjos,

Guto