Suplementos Alimentares!

Sups

Fala, galera!

Não ia escrever nada aqui no blog hoje, mas, dado um fato que me causou muita estranheza, resolvi fazer esse post.

O que ocorreu foi que postei a foto acima no meu instagram, consequentemente na página do facebook, e absolutamente NINGUEM curtiu a foto, salvo um maluco que curte tudo que eu posto no site, um tal de Luiz Gustavo Teixeira, que não conta. Rsrsrs. Não posto a foto buscando curtidas ou coisa do tipo e costumo receber poucas curtidas na fotos que posto em proporção ao número de curtidas da fã page, mas NEM UMA curtida me deixou com a pulga atrás da orelha.

Desde que eu comecei o blog, sempre pensei que não iria expor marcas para não influenciar os leitores ao consumo de determinados fabricantes, impedindo que eles conhecessem outros produtos que talvez fossem melhores ou mais adequados às suas condições financeiras. Além disso, não tenho patrocínio e o lugar em que hospedo esse blog não me permite fazer propaganda, então não via sentido em acabar divulgando uma marca.

Essa minha lógica se desfez a partir do momento em que pensei que o MEU blog tem que ter o máximo de elementos subjetivos MEUS, ou seja, é importante que eu divida com as pessoas e compartilhe o máximo possível da minha rotina e isso não seria totalmente possível sem indicar as marcas que consumo e confio.

Quem acompanha os meus relatos e minha dieta sabe que já relatei o uso de todos esses suplementos. Essa foto, dada a minha nova filosofia de compartilhamento da minha rotina, serviu para dar nome aos bois.

Explicado o motivo da foto, vou tecer alguns comentários sobre o que, na minha cabeça aconteceu:

PRECONCEITO.

Digo preconceito por dois motivos: primeiro porque praticamente todas as pessoas que tomam conhecimento da minha suplementação comentam coisas do tipo: “vai morrer, hein moleque…”, “vai ficar impotente”, dentre outros; e em segundo lugar porque isso denota uma grande ignorância. Não no sentido pejorativo de ignorância, se é que existe outro que não pejorativo, mas no sentido de ausência de conhecimentos, muitas das vezes, simples.

Como o meu objetivo aqui é orientar a quem interessar, através dos meus conhecimentos e experiências, lembrando que não sou nem nutricionista e nem do ramo de educação física e afins, resolvi esclarecer algumas coisas para que as pessoas deixem de ser preconceituosas. Vamos lá:

Primeiro de tudo é importante entender que o que todos chamam de metabolismo, mas não fazem idéia do que seja, nada mais é, simploriamente falando, do que as reações que ocorrem no interior de nossas células. Isto posto, é importante dizer que o metabolismo é dividido em dois tipos: anabolismo e catabolismo. Anabolismo, a grosso modo, é a transformação de estruturas mais simples em estruturas mais complexas, e o catabolismo é o inverso disso. Então, por exemplo, quando vc transforma proteínas em músculos você nada mais fez do que anabolismo e quando consome o músculo como fonte de energia você está realizando o catabolismo.

Isto posto, podemos, sim, considerar a proteina que ingerimos uma substância anabolizante. Parabéns, ao tomar leite você está consumindo anabolizantes.

Os esteróides anabolizantes são outros quinhentos. Nesse caso, estamos tratando de drogas sintéticas que reproduzem substâncias altamente anabólicas que aumentam, e muito, a absorção de nutrientes para o fim de construção muscular. Peço o grande favor de que não confundam esteróides anabolizantes com suplementos alimentares naturais.

Para exemplificar o que eu estou falando, vou esclarecer do que se tratam alguns dos suplementos que você vê na polêmica foto acima:

Whey Protein – Nada mais é do que a proteina retirada do soro do leite desnatado. Se você já tomou leite em pó sem lactose quando criança, parabéns, já ingeriu whey protein na vida.

Caseína – 80% da proteina do leite de vaca é caseína. Se você tomou leite, parabéns, olhe a informação nutricional do seu leite e saiba que 80% da quantidade de proteina que você tomou é caseína.

Maltodextrina – Amido de milho, também conhecido como Maizena. Se você já tomou mingal de maizena ou fez bolo com ela, parabéns, você já tomou maltodextrina.

Dextrose – Glicose. Se você já ficou bêbado(a) e foi parar no hospital, parabéns você já tomou dextrose.

Bom, acho que já chega. Não vou entrar no mérito das funções de cada um dos suplementos que tomo, até porque a função desse post não é essa, mas espero que todas as pessoas que me acompanham não sejam mais preconceituosas com esses alimentos que tanto ajudam atletas de todas as modalidades, além de doentes, e são amplamente consumidos por pessoas comuns que tomam os seus leites e comem seus bolos e mingaus.

Com o tempo eu vou desenvolvendo posts para cada um suplementos que tomo, tentando ajudar as pessoas a entender pra que servem e consumí-los de forma correta.

Pra quem se interessar, eu fiz um vídeo sobre o Whey Protein que você pode assistir clicando aqui.

Quem tiver dúvidas, críticas, sugestões, elogios ou quiser expressar qualquer outra coisa, pode deixar um comentário ou me mandar um e-mail clicando aqui.

Por fim, peço a todos que entenderam que suplemento não é “bomba”, que curtam a foto na minha página do facebook clicando aqui e curtindo, e no instagram, clicando aqui e curtindo. Fazendo isso você estará se livrando do véu da ignorância. Rsrsrs.

É isso, galera! Até a próxima!

Beijos,

Guto