O Começo da Escalada…

Imagem

Foto: jodastephen

Fala, galera! Tudo tranquilo?

Vou começar hoje, efetivamente, a dar as preciosas dicas. Vamos lá:

Imaginemos, em analogia, que o emagrecimento seja como uma escalada. É algo difícil e sofrido, que requer diversos sacrifícios, mas o final é compensador.

Sendo assim, neste post, resolvi dar três dicas preciosas: Comece seu projeto numa quarta-feira; não saia da dieta, nem mesmo uma vez, por pelo menos duas semanas; e comece uma atividade física na mesma semana do início da dieta.

Por que quarta-feira? Simples: Segunda é o dia mais comum de se começar uma dieta e também o mais propenso a deslizes, pela proximidade do final de semana. Sendo assim, começando na quarta, você terá segunda e terça para fazer uma transição entre a farra de sexta, sabado e domingo e sua dieta e, como já fica próximo do final de semana, você provavelmente vai estar mais empolgado com a dieta e com mais vergonha de abandoná-la no terceiro ou quarto dia. Uma dica complementar é: se for chutar o balde, o faça até domingo. Se o fizer na segunda ou na terça, não tem sentido começar a dieta na quarta, porque, nesse caso, segunda e terça vão fazer as vezes de “final de semana”. O período de transição é importante para que você se acostume, mas não com muito rigor, a comer menos e assim já ir começando o processo de diminuição do tamanho dilatado de seu estomago.

É extremamente importante não sair da dieta, nem uma vez, por pelo menos duas semanas. Eu falo sério quanto a não sair da dieta. Nem  uma Tic Tac. Essas duas primeiras semanas são as mais críticas e que vão requerer e testar toda a sua disciplina e força de vontade. Nesse período, o seu organismo vai estar brigando veementemente para te fazer sair da dieta. Seu apetite vai ser incontrolável em diversos momentos do dia; na sua imaginação, as coisas vão parecer absurdamente mais gostosas e vai bater um arrependimento incrível de ter entrado na dieta logo nessa semana e não ter esperado mais alguns dias. Ou seja, é muito importante que você se conscientize e use o seu lado racional para entender que isso é normal, é passageiro e que dieta não é, principalmente o início, nada fácil. Depois de duas semanas extremamente rigorosas, você já começará a notar ótimos resultados e estará cada vez menos propenso a largar a dieta.

O melhor caminho para o emagrecimento é, sem dúvida, aliar uma dieta balanceada a exercícios físicos. Os dois em separado podem lhe ajudar e emagrecer, porém, para acelerar o processo, nada melhor do que a união dos dois. Por isso, é indispensável que você se mexa, literalmente, para melhorar os resultados. Para quem tem muita vergonha porque está muito gordinho(a) ou algo do tipo, só tenho uma coisa a dizer: tome vergonha na cara. Você pode estar buscando resultados estéticos, mas a esmagadora maioria das pessoas que vai, por exemplo, a uma academia não está? Pense no quão legal será ter testemunhas do seu sucesso e, quanto à vergonha, faça como se deve fazer com as adversidades de nossa vida: enfrente e em frente.

Não demore muito para se matricular em uma academia, começar a correr na rua, ou praticar qualquer outro exercício que lhe agrade. É mais fácil superar a tentação de sair de uma dieta com um dia inteiro de esforços a perder e é muito mais fácil ter disciplina quando os resultados aparecem mais rápido. Por fim, devo dizer que a musculação, cumulada com um exercício aeróbico, é por excelência, quando aliada a uma boa dieta, a melhor combinação para o emagrecimento. Isso será debatido mais tarde. Por enquanto, apenas confie em mim(e em todas as pessoas que exaustivamente falam isso, rsrs).

Por agora é só. Espero que tenham gostado!

Bjs,

Guto