Meu Medidor de Percentual de Gordura!

Medidor Percentual

Fala, galera!

Eu recebi um comentário aqui no Blog que me perguntava sobre o meu medidor de percentual de gordura. Como já estava em meus planos fazer um post sobre ele, resolvi adiantar e fazê-lo logo.

Bom, o aparelho da foto é o meu e ele mede o percentual de gordura por bioimpedância. Mas como isso funciona?

Simples: notem que há quatro eletrodos em suas laterais. É ali que você vai colocar a mão e esticar os braços na altura dos ombros. O que ele faz é passar uma imperceptível corrente elétrica pelo seu corpo e analizar a quantidade de água que você tem nos seus tecidos. Como há diferentes tipos de tecido, a velocidade com que a corrente elétrica passa pelo seu corpo, vai determinar a medição do seu percentual de gordura. Explico: a corrente passa muito mais rápido pela sua pele e seus músculos, por exemplo, do que pela gordura, devido à diferença na quantidade de acúmulo de água nesses diferentes tecidos. Feita a medição da velocidade com que a corrente percorre o seu corpo, o aparelho consegue prever, de forma aproximada, o percentual de gordura corporal que você tem.

Sua operação é bastante simples. Você coloca seu gênero(homem ou mulher), altura, peso, idade e seu perfil(atleta ou normal) e pronto, é só dar start e segurá-lo com os braços esticados em postura ereta, na altura dos ombros.

Além de medir o percentual de gordura, ele mede também o seu IMC(índice de massa corporal) e classifica como: baixo, normal, alto ou muito alto.

Quanto à sua precisão, posso dizer que confio. Durante muitos anos me consultei com uma nutricionista que fez diversas avaliações com o adipômetro e com o medidor que eu uso hoje. O resultado era sempre bem parecido e a margem de erro pequena.

Alguns cuidados devem ser tomados para que não haja erro na medição: seu organismo deve estar bem hidratado, tendo, no dia anterior, sido ingerida uma quantidade boa de água; não se deve medir o percentual com a bexiga cheia; não se deve medir logo após saunas ou exercícios físicos com muita perda de líquido; em período menstrual não é aconselhável que se faça a medição; não se deve medir o percentual logo após refeições ou ingestão de líquidos; dentre outros.

Há, também, pessoas que não devem usar esse método, como, por exemplo, mulheres grávidas e pessoas com marca-passo.

Antes de usar o aparelho, pesquise sobre as instruções e recomendações de uso.

Diversas balanças fazem esse tipo de medição, mas a grande maioria, inclusive a minha, é uma porcaria. Rsrsrsrs

Por fim, aos interessados em comprar, eu comprei o meu numa viagem ao exterior e me custou cerca de 50 dólares, mas é possível que se consiga por menos do que isso. No Brasil é muito mais caro, não sei quanto, mas uma rápida pesquisa na internet lhe dará essa resposta, portanto avalie se vale a pena comprar.

Bom, por enquanto é isso. Peço, por favor, que se inscrevam no canal do youtube, curtam a página no facebook, me sigam no twitter, no instagram, e no blog, clicando em seguir no canto inferior direito dessa página.

Até o próximo post!

Bjs,

Guto