Definir Metas de Peso!

Fala, galera!

Estou fazendo esse post porque tenho andado muito, esses dias, pelas redes sociais e outros blogs e tenho visto algo que me deixa meio preocupado. O fato é que a grande maioria das pessoas cujos projetos tive a oportunidade de conhecer,  estabelecem metas genéricas de peso e eu considero isso uma coisa ruim.

O que todo mundo deve ter em mente, na minha opinião, é que as pessoas possuem algo chamado individualidade biológica, e o corpo ideal que se pode atingir varia muito de pessoa pra pessoa. A questão aqui é que uma mulher, por exemplo, com 1,70m e 60Kg pode aparentar ser menos em forma do que uma com 1,70 e 65kg. Tudo depende de uma infinidade de coisas, tais como massa magra, retenção de líquidos, dentre outros.

Colocar uma meta atrelada ao peso ou ao IMC, por exemplo, é errado e contraprodutivo. Acho que devemos sempre desenvolver nosso corpo e muitas das vezes, olhar apenas para o peso faz com que retrocedamos e tenhamos o efeito contrário, ou seja, um retrocesso na nossa capacidade física.

Eu instituo as minhas metas usando como base o BF(Body Fat), também conhecido como percentual de gordura. Mas também não adianta de nada se você conseguir um BF de 6%, no caso de um homem ou 15%, no caso de uma mulher, se não possuir um corpo saudável e bem desenvolvido. Bom, isso é a minha opinião.

A verdade é que se você utiliza o seu peso como a única variável da sua dieta, você pode se decepcionar quando atingir o seu objetivo. Conheço pessoas que chegaram no “peso ideal” longe de estarem como queriam e não existe nada mais desestimulante do que isso para quem está se esforçando para emagrecer.

O recado que eu deixo aqui é: se você não sabe direito como estabelecer suas metas, procure bons profissionais de saúde para lhe orientar. Isso é muito importante para evitar decepções futuras.

Eu escrevi no passado um post sobre ganho de peso em dieta de emagrecimento. Acho que ajuda a complementar o que eu acabei de dizer. Esse post você confere clicando aqui.

Galera, estou remodelando o blog, tanto em forma, quanto em conteúdo. Espero passar a ajudá-los mais daqui pra frente. 😉

Peço a todos que queiram acompanhar melhor a minha rotina e receber alguns incentivos eventuais, que me sigam no instagram. Você pode conferir algumas das minhas fotos aqui do lado direito da tela.

É isso, rapeize! Até breve!

Bjão,

Guto